PENSO 10x20cm Kaltostat – Alginato de Cálcio e Sódio Convatec

51.08 inclui IVA

Kaltostat® é um curativo macio, de tonalidade branca, estéril, não entrelaçado, em placa ou fita. Composto de fibras de alginato de cálcio e sódio que absorvem o exsudato da ferida ou solução salina transformando-se em uma camada firme de gel. Este gel forma um ambiente húmido e aquecido entre a ferida e o curativo e permite a remoção sem trauma, com pequeno ou sem nenhum dano para o tecido recém formado.
Em contato com sangue, as fibras de alginato de cálcio e sódio promovem hemostasia.

Caixa de 10

REF: 168214 Categoria:
Descrição

Descrição

Indicações:

○ Pequenas abrasões, pequenas lacerações e queimaduras superficiais
○ Úlceras de perna, úlceras diabéticas e úlceras por pressão
○ Áreas doadoras, incisões pós-cirúrgicas deixadas para cicatrização por segunda intenção e feridas externas causadas por traumas
○ Manejo local de feridas hemorrágicas: lacerações, abrasões, sangramento de nariz, extração de dentes e após desbridamento cirúrgico
○ Absorção de exsudato em feridas oncológicas

Contra – Indicações:

○ Pacientes com conhecida sensibilidade ao curativo ou a seus componentes
○ Não é indicado como esponja cirúrgica e em feridas com hemorragia intensa. Medidas alternativas deverão ser consideradas nestas situações de emergência na qual grandes quantidades de sangue são perdidas

Precauções e Observações:

○ Consulte um profissional de saúde em caso de aparecimento de irritação, maceração, hipergranulação ou sensibilidade.
○ Este curativo pode ser usado em feridas infectadas somente sob a supervisão de um profissional de saúde.
○ O tratamento das feridas deve ser feito sob supervisão de um profissional de saúde.
○ Medidas de suporte apropriadas deverão ser tomadas quando necessário (p.ex. uso de bandagem de compressão graduada no manejo de úlceras venosas de perna ou alívio da pressão em úlceras por pressão e controle do nível de glicose sanguínea no tratamento de úlceras de pé diabético).
○ Colonização de feridas crônicas é comum e não constitui contra-indicação para uso do Kaltostat® O curativo pode ser usado em feridas infectadas sob supervisão de profissional de saúde e monitoramento da ferida.

Limpeza da Ferida:

○ Limpe a ferida com solução fisiológica.
○ Sob a supervisão de profissional de saúde, se necessário, antes de aplicar o curativo, a ferida deve ser desbridada de excesso de tecido necrótico e crosta, e irrigada com solução de limpeza apropriada e não tóxica.

Preparação do Curativo e Aplicação:

○ O curativo Kaltostat® deve ser ajustado ao tamanho exato da ferida.
○ Para feridas altamente exsudativas, Kaltostat® deve ser aplicado seco sobre a ferida e em feridas levemente exsudativas, poderá ser colocado sobre a ferida e umedecido com soro fisiológico. Se o gel ressecar, sature-o com soro fisiológico para reidratá-lo; este processo pode levar várias horas para amolecer o gel ressecado.
○ Um curativo secundário apropriado deverá ser usado para manter o curativo Kaltostat® no lugar. Para feridas oncológicas é recomendável o uso de um curativo secundário de alta absorção.
○ Ao usar Kaltostat® Fita em feridas com cavidade profunda, deixar 2,5 cm do curativo para fora da ferida para facilitar a remoção.

Troca do Curativo e Remoção:

○ Em feridas altamente exsudativas, troque o curativo Kaltostat® quando o exsudato vazar através do curativo secundário ou de acordo com os procedimentos de enfermagem.
○ A remoção do curativo deverá ser fácil, pois Kaltostat® formará um gel na interface entre a ferida e o curativo, o que facilitará a sua retirada.
○ A remoção em feridas levemente exsudativas deverá ser auxiliada saturando-se o curativo com soro fisiológico.
○ Limpar a ferida antes da aplicação de um novo curativo.

Feridas Hemorrágicas:

○ Aplicar o curativo Kaltostat® em áreas hemorrágicas para promover hemostasia e removê-lo quando a hemorragia parar.
○ O curativo não deve ser deixado no leito da ferida por um período superior a 7 dias.